::

::

::












::


::

::

::

::

::


::

::


::

::

::

HOME

NOTÍCIAS

A EMPRESA
  . 
Histórico do Fundador
  . 
Histórico da Empresa
  . Histórico da Qualidade
  . Estrutura Hierárquica
  . Identidade Visual
  . Mascotes
  . Equipe
  . Perfil
  . Política da Empresa
  . Mapa Estratégico
  . Código de Ética

PORTAL DOS
CLIENTES


SISTEMA DE GESTÃO

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO SOCIAL

GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO DE FORNECEDORES

PREMIAÇÕES

VENHA TRABALHAR CONOSCO

LINKS

BRINDES

GALERIA DE FOTOS

 

 

A Viação Belém Novo Ltda. nasceu da paixão de Edgard Dutra Pinheiro pelo transporte coletivo e do sonho em se tornar um dos mais sólidos empresários do ramo. Fundada em 27 de novembro de 1962, com a primeira garagem para ônibus urbano de Porto Alegre, iniciou suas atividades com o empenho de Edgard e seus sócios: Almeida e Erany os quais optaram em concentrar as atividades de transporte na zona sul da capital.

Anteriormente a fundação da Belém Novo, Edgard e seus sócios trabalhavam no transporte coletivo da Vila Santa Isabel, principal núcleo habitacional da cidade de Viamão, no qual se concentrava a maioria da população. A campanha do candidato a vereador Tapir Rocha, pelo PTB, tendo como tema principal o preço das passagens de ônibus, assustou os jovens empresários: “Era como um rastilho de pólvora”, relembra Edgard, o qual foi aconselhado por seu contador a trabalhar em outra região.

Outro fator que levou o trio a trocar Viamão pela zona sul de Porto Alegre foi a decisão do prefeito José Loureiro da Silva, ao iniciar seu segundo mandato, em 1960, de “dar um jeito no Departamento Autônomo de Transportes Coletivos – DATC, o que resultou na entrega de linhas exploradas pelo município à particulares. “Resolvemos concentrar tudo na zona sul de Porto Alegre, até porque lá as ruas já eram pavimentadas”, diz Edgard.

Encerradas as atividades do DATC, a Prefeitura entregou à Viação Belém Novo as linhas Lami e Cantagalo. As linhas Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo foram entregues aos permissionários da Parque Madepinho. Entretanto, não deu certo. Nenhum ônibus encostado aparecia no dia em que estava escalado para operar na linha Belém Velho Rincão – distante e carente de passageiros. Quem estivesse na escala dava um jeito de fazer o motor estragar, ou simplesmente não aparecia. Os problemas logo provocaram uma divisão entre os permissionários. A Rui Ferreira coube as linhas Belém Velho, Vila Nova e Campo Novo, as quais mais tarde foram vendidas à Belém Novo.

Atualmente, a Viação Belém Novo Ltda. é administrada pela família Pinheiro. Localizada da Av. Beira Rio, 175, bairro Belém Novo, conta também com uma garagem de apoio localizada na Estrada Monte Cristo, nº 470 – Bairro Vila Novo. Constituída de uma frota de 98 veículos e com aproximadamente 400 colaboradores em seu quadro funcional, opera 11 linhas principais transportando cerca de 01 milhão de passageiros por mês.

Hoje, 05 décadas depois, a família trás consigo os ensinamentos de Edgard Dutra Pinheiro resumidos em uma frase que ele usava para definir a paixão que começou num longínquo dia de 1956: “O transporte coletivo é um desafio, mexe contigo e, se tu gostas, todo dia tem coisa nova”.

TOPO

 
 
2004-2016 © Viação Belém Novo Ltda. - Av. Beira Rio, 175 - Bairro Belém Novo - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: (51) 3245-8200