::

::

::

::


::

::









::

::

::


::

::


::


::

::

HOME

NOTÍCIAS

A EMPRESA

PORTAL DOS
CLIENTES


SISTEMA DE GESTÃO

GESTÃO DE PESSOAS
  . Treinamentos
  . Escola de Formação
  . Programa Viver Bem
  . Belém em Pauta

  . Eventos de
    Integração Social

  . Colaborador Nota 10
  .
Programa 10S's

GESTÃO SOCIAL

GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO DE FORNECEDORES

PREMIAÇÕES

VENHA TRABALHAR CONOSCO

LINKS

BRINDES

GALERIA DE FOTOS

 

 

Implantado em 1999, o Programa 5S’s foi o segundo método de gestão pela qualidade incorporado pela Viação Belém Novo, o qual passou por dois grandes refinamentos: em 2004 com a implementação dos 8S’s e em 2008 com a implantação dos 10S’s.

O Programa 10’s é uma metodologia calcada num processo educativo e contínuo que objetiva sensibilizar e mobilizar os colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Concomitantemente tem o propósito de promover uma mudança de comportamento através da reflexão e conscientização das pessoas em relação aos recursos disponíveis. Nascido no Japão na década de 50, esta prática significou a tábua de salvação de muitas empresas; na tentativa de combater os desperdícios; organizar, ordenar e higienizar o ambiente de trabalho; impressionando deste modo os clientes; promovendo, ao mesmo tempo, o bem-estar e a saúde de seus colaboradores.

Vejamos o significado de cada “S” e seus benefícios:

SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO
É a determinação, conscientização e comprometimento da Alta Administração, Lideranças e Força de Trabalho em geral com a implementação de ações e o alcance das metas do Programa 10S’s.

Benefícios: aumento da confiança dos empregados dentro da organização, maior compromisso dos empregados visando os resultados desejados e melhora nas relações interpessoais.

SHIDO – SENSO DE TREINAMENTO
É o comprometimento e o investimento em educação e qualificação da força de trabalho.

Benefícios: maior empregabilidade, aumento da produtividade e resultados e desenvolvimento de talentos.

SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO
É a arte de separar o que é realmente necessário e descartar o que não é mais necessário.

Benefícios: maior senso de organização e economia reaproveitando o que está disponível, aumento da produtividade das pessoas envolvidas, menos riscos de acidentes no local de trabalho, evita compras desnecessárias e combate a burocracia.

SEITON – SENSO DE ORDENAÇÃO
É colocar em ordem todos os materiais de trabalho, em lugares próprios e com identificação, facilitando a localização e o acesso de modo que qualquer pessoa possa encontrá-los.

Benefícios:
reduz tempo de busca do que se precisa, diminui a necessidade de controle de estoque, facilita a movimentação interna, aumenta a produtividade racionalizando o trabalho e diminuindo o cansaço físico e mental.

SEISO – SENSO DE LIMPEZA
É o compromisso com a manutenção e conservação da limpeza no ambiente de trabalho, no qual cada pessoa assume a responsabilidade de colaborar para tal.

Benefícios: ambiente mais sadio e agradável evita acidentes, proporciona maior vida útil dos equipamentos e máquinas, diminui o desperdício e a poluição além de melhorar a imagem da empresa.

SEIKETSU – SENSO DE SAÚDE
É estabelecer procedimentos para assegurar a manutenção das condições higiênicas do ambiente de trabalho e das áreas de uso coletivo, que deverão estar organizadas, ordenadas e limpas. É preocupar-se com a saúde física, mental e emocional das pessoas, assim como com a preservação do meio ambiente.

Benefícios: prevenção de acidentes, elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal, melhoria da qualidade de vida, combate a doenças.

SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA
É a prática constante dos demais sensos. É buscar melhorias contínuas, transformando e aperfeiçoando práticas anteriores, consciente dos benefícios para si, para o cliente, a comunidade e a Empresa. É pensar que: o que está bem, pode ficar ainda melhor.

Benefícios: os empregados terão mais conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, cumprirão as regras e procedimentos estabelecidos, tudo será executado dentro dos requisitos da qualidade, desenvolvimento pessoal e profissional estará em pauta nesse senso também, além de se poder incrementar a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.

SETSUYAKU – SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AO DESPERDÍCIO
Este senso visa combater o desperdício no ambiente de trabalho criando alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando também a prática da reciclagem, contribuindo, assim, com a não degradação do meio ambiente.

Benefícios: economia para a empresa, redução de horas extras, preservação do meio ambiente, reeducação das práticas de aquisição de materiais.

SHISEI RINRI – SENSO DOS PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS
Este senso visa avaliar o desenvolvimento e conscientização da força de trabalho no que tange ao cumprimento dos princípios empresariais e código de ética. A organização deve definir padrões de conduta para que cada colaborador saiba qual a atitudes e comportamentos desejados.  A força de trabalho deve saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função, procurando sempre ser leal com os clientes e com a própria empresa.

Benefícios: empregados mais compromissados com os resultados da empresa, procurando agir com ética perante as partes interessadas do negócio, colaborando para a manutenção favorável da imagem da organização.

SEKININ SHAKAI – SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social vai muito além dos pagamentos de impostos e tributos e o cumprimento da legislação trabalhista e ambiental. O 10º senso tem a finalidade de disseminar na organização a importância da prática da Responsabilidade Social, não só como obrigação da empresa em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios empregados para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade.

Benefícios: melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos governamentais, maior produtividade dos empregados, participação no crescimento sócio–econômico da população.

Como praticar os 10 SENSOS?

1º PASSO – PROMOVA O DESCARTE: Primeiramente realize o “DIA D”.

  • Reserve algumas horas do seu dia para organizar, ordenar e limpar seu ambiente de trabalho.
  • “DESCARTE” não significa que tudo é lixo.
  • Coloque no lixo somente o que não pode ser aproveitado por você ou outro setor.
2º PASSO – EXERCITE OS 10 SENSOS



TOPO

 
 
2004-2016 © Viação Belém Novo Ltda. - Av. Beira Rio, 175 - Bairro Belém Novo - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: (51) 3245-8200