Implantado em 1999, o Programa 5S’s foi o segundo método de gestão pela qualidade incorporado pela Viação Belém Novo, o qual passou por dois grandes refinamentos: em 2004 com a implementação dos 8S’s e em 2008 com a implantação dos 10S’s.
O Programa 10’s é uma metodologia calcada num processo educativo e contínuo que objetiva sensibilizar e mobilizar os colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Concomitantemente tem o propósito de promover uma mudança de comportamento através da reflexão e conscientização das pessoas em relação aos recursos disponíveis. Nascido no Japão na década de 50, esta prática significou a tábua de salvação de muitas empresas; na tentativa de combater os desperdícios; organizar, ordenar e higienizar o ambiente de trabalho; impressionando deste modo os clientes; promovendo, ao mesmo tempo, o bem-estar e a saúde de seus colaboradores.
Vejamos o significado de cada “S” e seus benefícios:
SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO
É a determinação, conscientização e comprometimento da Alta Administração, Lideranças e Força de Trabalho em geral com a implementação de ações e o alcance das metas do Programa 10S’s.
Benefícios: aumento da confiança dos empregados dentro da organização, maior compromisso dos empregados visando os resultados desejados e melhora nas relações interpessoais.
SHIDO – SENSO DE TREINAMENTO
É o comprometimento e o investimento em educação e qualificação da força de trabalho.
Benefícios: maior empregabilidade, aumento da produtividade e resultados e desenvolvimento de talentos.
SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO
É a arte de separar o que é realmente necessário e descartar o que não é mais necessário.
Benefícios: maior senso de organização e economia reaproveitando o que está disponível, aumento da produtividade das pessoas envolvidas, menos riscos de acidentes no local de trabalho, evita compras desnecessárias e combate a burocracia.
SEITON – SENSO DE ORDENAÇÃO
É colocar em ordem todos os materiais de trabalho, em lugares próprios e com identificação, facilitando a localização e o acesso de modo que qualquer pessoa possa encontrá-los.
Benefícios: reduz tempo de busca do que se precisa, diminui a necessidade de controle de estoque, facilita a movimentação interna, aumenta a produtividade racionalizando o trabalho e diminuindo o cansaço físico e mental.
SEISO – SENSO DE LIMPEZA
É o compromisso com a manutenção e conservação da limpeza no ambiente de trabalho, no qual cada pessoa assume a responsabilidade de colaborar para tal.
Benefícios: ambiente mais sadio e agradável evita acidentes, proporciona maior vida útil dos equipamentos e máquinas, diminui o desperdício e a poluição além de melhorar a imagem da empresa.
SEIKETSU – SENSO DE SAÚDE
É estabelecer procedimentos para assegurar a manutenção das condições higiênicas do ambiente de trabalho e das áreas de uso coletivo, que deverão estar organizadas, ordenadas e limpas. É preocupar-se com a saúde física, mental e emocional das pessoas, assim como com a preservação do meio ambiente.
Benefícios: prevenção de acidentes, elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal, melhoria da qualidade de vida, combate a doenças.
SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA
É a prática constante dos demais sensos. É buscar melhorias contínuas, transformando e aperfeiçoando práticas anteriores, consciente dos benefícios para si, para o cliente, a comunidade e a Empresa. É pensar que: o que está bem, pode ficar ainda melhor.
Benefícios: os empregados terão mais conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, cumprirão as regras e procedimentos estabelecidos, tudo será executado dentro dos requisitos da qualidade, desenvolvimento pessoal e profissional estará em pauta nesse senso também, além de se poder incrementar a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.
SETSUYAKU – SENSO DE ECONOMIA E COMBATE AO DESPERDÍCIO
Este senso visa combater o desperdício no ambiente de trabalho criando alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, conscientizando também a prática da reciclagem, contribuindo, assim, com a não degradação do meio ambiente.
Benefícios: economia para a empresa, redução de horas extras, preservação do meio ambiente, reeducação das práticas de aquisição de materiais.
SHISEI RINRI – SENSO DOS PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS
Este senso visa avaliar o desenvolvimento e conscientização da força de trabalho no que tange ao cumprimento dos princípios empresariais e código de ética. A organização deve definir padrões de conduta para que cada colaborador saiba qual a atitudes e comportamentos desejados. A força de trabalho deve saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função, procurando sempre ser leal com os clientes e com a própria empresa.
Benefícios: empregados mais compromissados com os resultados da empresa, procurando agir com ética perante as partes interessadas do negócio, colaborando para a manutenção favorável da imagem da organização.
SEKININ SHAKAI – SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social vai muito além dos pagamentos de impostos e tributos e o cumprimento da legislação trabalhista e ambiental. O 10º senso tem a finalidade de disseminar na organização a importância da prática da Responsabilidade Social, não só como obrigação da empresa em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios empregados para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade.
Benefícios: melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos governamentais, maior produtividade dos empregados, participação no crescimento sócio–econômico da população.
Como praticar os 10 SENSOS?
1º PASSO – PROMOVA O DESCARTE: Primeiramente realize o “DIA D”.
- Reserve algumas horas do seu dia para organizar, ordenar e limpar seu ambiente de trabalho.
- “DESCARTE” não significa que tudo é lixo.
- Coloque no lixo somente o que não pode ser aproveitado por você ou outro setor.
2º PASSO – EXERCITE OS 10 SENSOS
TOPO |