O capital humano da Viação Belém Novo é considerado o grande diferencial competitivo da Empresa. Por sua relevância nos resultados da organização, a Empresa assegura a competência do pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto com base em educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências que alinhados aos objetivos estratégicos se estende a todos os níveis hierárquicos. A Gestão de Pessoas considerada como um processo de apoio tem por objetivo prover mão-de-obra qualificada suprindo as demandas de recursos humanos dos subsistemas da organização, assegurando sua conscientização e comprometimento com a política da Empresa. O aprimoramento contínuo das práticas de gestão de pessoas e sua adequação aos objetivos estratégicos da organização e das necessidades do contingente humano têm contribuído relevantemente para o crescimento e desenvolvimento do negócio e a solidez da organização. O modelo adotado de gestão por competência concebe as atividades do sistema de RH como interdependentes e complementarias conforme figura abaixo e todas as práticas relativas a Gestão de Pessoas estão integradas e alinhadas as metas estabelecidas no processo de planejamento estratégico.